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O que é presenteísmo, quais as causas e como evitá-lo

No dia a dia da área de RH, diversas expressões e comportamentos se tornam parte da rotina. É o caso, por exemplo, do presenteísmo, termo que se refere às pessoas que estão no local de trabalho fisicamente, mas não conseguem apresentar o desempenho comum e até esperado. 

De acordo com International Stress Management Association Brasil (ISMA-BR), 23% das pessoas demonstram sintomas do presenteísmo no trabalho. O mesmo levantamento destaca que este comportamento é, inclusive, uma das principais razões para a queda de performance por parte dos colaboradores.

Logo, entender o que é presenteísmo, como identificá-lo, quais as principais causas e como contorná-lo é uma excelente forma de garantir uma boa gestão de pessoas, que conecta colaboradores e performance. Continue a leitura e saiba mais!

O que é presenteísmo?

Segundo a pesquisadora da Universidade Federal da Bahia, Ana Clara Souza Pie, o presenteísmo pode ser definido como estar presente para o expediente mesmo percebendo limitações que podem reduzir a capacidade de trabalho, sejam elas físicas ou psicológicas.

Logo, se refere a uma pessoa que está cumprindo o horário de expediente, seja fisicamente, em sua empresa, ou durante o home office. No entanto, não consegue realizar as demandas com a qualidade esperada devido a diversos fatores. Por isso, costuma-se dizer que o colaborador não está mentalmente presente.

Reunião virtual com webcams abertas para evitar o presenteísmo.
Promover a participação nas reuniões com câmeras abertas é uma das maneiras de evitar o presenteísmo.

O presenteísmo está relacionado com diversos fatores, como enfermidades, alto nível de estresse, excesso de demanda, assuntos pessoais e até questões envolvendo a saúde mental dos colaboradores.

Em muitas situações, de acordo com os estudiosos Cooper e Seligmann-Silva, o presenteísmo no trabalho acontece por medo, dos colaboradores, de serem desligados. No entanto, também pode estar relacionado ao engajamento no trabalho.

No dia a dia, o presenteísmo está mais presente do que imaginado. Pesquisas feitas no Reino Unido, pela CIPD Good Work Index, demonstram que 65% dos profissionais de RH entrevistados já observaram este comportamento dentro das empresas.

Portanto, entender o que é presenteísmo é parte importante da rotina de RH, para identificar o comportamento e conseguir resolvê-lo, garantindo o bem-estar para os colaboradores e o crescimento da empresa.

O que é presenteísmo no trabalho?

O presenteísmo no trabalho se relaciona com a presença do colaborador durante o expediente, sem que ele esteja apto a desempenhar as tarefas como esperado.

Logo, continua configurando uma espécie de ausência. As principais causas do presenteísmo estão associadas à saúde física e mental, assim como a questões pessoais e ao engajamento do colaborador.

A pesquisa realizada pelo ISMA-BR citada acima demonstra, ainda, que 80% dos colaboradores com comportamentos presenteístas apresentavam altos níveis de estresse e perda de qualidade de vida.

Por fim, é válido ressaltar que os custos para a empresa devido à perda de produtividade relacionada ao presenteísmo são maiores quando comparados ao absenteísmo por enfermidade, afetando em até um terço a performance da equipe.

Portanto, além de afetar o bem-estar dos colaboradores na empresa, o presenteísmo impacta diretamente na performance e no crescimento das organizações.

O que é absenteísmo?

Segundo pesquisas científicas, absenteísmo é uma expressão utilizada para se referir a faltas e ausências físicas dos colaboradores no trabalho. Também é conhecido como ausentismo ou absentismo.

De maneira mais ampla, o absenteísmo é a soma de todo o período no qual a pessoa está ausente de suas funções no trabalho, seja por faltas ou por atrasos. Estudos indicam que as principais causas deste comportamento são:

  • Colaborador doente, seja de forma comprovada por um profissional de saúde ou não;
  • Atrasos voluntários e involuntários;
  • Faltas voluntárias por razões pessoais;
  • Dificuldades e problemas financeiros;
  • Problemas com transporte;
  • Baixa motivação no trabalho;
  • Liderança desqualificada;
  • Falta de alinhamento com a política e com a cultura da empresa.

As pesquisas indicam, ainda, que o absenteísmo pode prejudicar a organização de modo geral, reduzindo a produtividade e impactando no crescimento da companhia. Portanto, é um comportamento importante de identificar, assim como o presenteísmo.

O que é absenteísmo e presenteísmo?

Absenteísmo e presenteísmo são termos relacionados por ambos remeterem à ausência do colaborador no trabalho. A diferença está em como a falta se apresenta. Entenda mais:

  • Absenteísmo: o colaborador não comparece ao trabalho no horário combinado, seja por um atraso ou por uma falta completa;
  • Presenteísmo: o colaborador comparece ao trabalho, mas não se encontra apto a desenvolver as funções como esperado.

Na prática, o absenteísmo e o presenteísmo impactam diretamente no crescimento das empresas, tanto a nível de performance quanto de mercado. No que tange o colaborador, podem ser indicativos sobre a qualidade de vida e o engajamento das pessoas.

Qual a relação entre presenteísmo e absenteísmo?

Por se referirem à ausência do colaborador em relação às suas tarefas de trabalho, presenteísmo e absenteísmo estão diretamente relacionadas. Mais do que comportamentos a serem observados, eles são métricas importantes de acompanhar.

Mulher durante o trabalho pensando em outros assuntos.
Presenteísmo e absenteísmo estão diretamente relacionados por serem formas de ausência do colaborador durante o expediente.

No que tange o absenteísmo, vale acompanhar o total de ausência dos colaboradores, assim como atrasos. Compreender as razões para que essas situações aconteçam com as pessoas também é importante, desde que este mapeamento seja feito de forma humana e respeitosa.

Um alto número de afastamentos pode indicar que o colaborador apresenta questões relacionadas à saúde. Além disso, questões envolvendo engajamento e satisfação com o trabalho também podem influenciar muitas ausências.

Por fim, atrasos frequentes podem impactar a produtividade da equipe e levar a um acúmulo de horas extras no futuro, o que também não é ideal para a saúde dos colaboradores (tanto física quanto mental).

O presenteísmo, por sua vez, também deve ser acompanhado. Caso algum colaborador esteja apresentando um desempenho abaixo do esperado (tanto em quantidade de entregas quanto em nível de qualidade), isso pode ser um indicador do comportamento.

Tendo em mente que uma das causas do presenteísmo é trabalhar doente, é possível usar esta situação como exemplo. Na prática, ela pode indicar receio em ter alinhamentos com a liderança ou até insegurança em relação à estabilidade do emprego.

A melhor forma de lidar com o presenteísmo e absenteísmo é por meio de alinhamentos e feedbacks. Converse com o colaborador que está apresentando o comportamento em particular, para compreender os motivos para as ausências (sejam elas físicas ou cognitivas).

Tendo visibilidade sobre as razões, é possível pensar em soluções personalizadas. Caso o colaborador esteja com questões de saúde, a empresa pode disponibilizar benefícios que facilitem o acesso a profissionais da área.

Caso seja uma situação de falta de engajamento ou de alinhamento com a empresa, é preciso entender quais são as razões e dar feedbacks para o colaborador. Dessa forma, consegue reter o talento e ajudá-lo a melhorar sua relação com a organização.

Como identificar o presenteísmo?

Por mais que o ideal seja que situações envolvendo presenteísmo sejam entendidas à parte com o colaborador, existem comportamentos que podem indicar que a pessoa está trabalhando apenas parcialmente presente. Entenda mais:

Queda de qualidade

Quando um colaborador que produzia demandas de alta qualidade começa a entregá-las com menos profundidade e até com erros, pode ser um indicativo de presenteísmo no trabalho.

Os motivos para a queda de qualidade podem ser vários: problemas de saúde física e mental, sobrecarga, estresse, falta de liderança qualificada, questões pessoais e muito mais. Neste caso, o ideal é conversar com o colaborador para entender as razões.

Assim, consegue pensar em soluções para contornar o quadro. Afinal, se o colaborador entregava com alta qualidade antes, é uma pessoa de valor para a empresa.

Queda na produtividade

Outro indicador de presenteísmo é a queda de produtividade, ou seja, quando o colaborador entrega menos que o costume. Atrasos nas demandas também podem estar associados a esta situação.

Mulher em frente ao computador analisando gráficos.
Colaboradores com queda brusca de performance podem estar sendo presenteístas, mesmo que inconscientemente.

As métricas de desempenho, como as citadas acima, são boas maneiras de analisar a presença de presenteísmo, para entender se será necessário marcar alinhamentos com o colaborador para reverter o caso.

Queda na participação

Pessoas que eram ativas na organização e começam a diminuir a participação em agendas e em outras ações da empresa também podem estar apresentando comportamento presenteísta.

Portanto, é interessante que as lideranças fiquem atentas a mudanças de comportamentos, sejam eles abruptos ou graduais. Dessa forma, podem prevenir o presenteísmo e revertê-lo, caso algum colaborador já esteja apresentando esta conduta.

Cansaço constante

Por fim, pessoas constantemente cansadas também podem estar vivenciando o presenteísmo no trabalho. A exaustão pode estar relacionada a vários fatores, como excesso de trabalho, questões pessoais, saúde física e mental e até ausência de sono de qualidade.

Novamente, o ideal é tratar a situação em particular com o colaborador. Dessa forma, pode encontrar as melhores soluções e apoiar os talentos a terem mais bem-estar e qualidade de vida.

Quais as causas do presenteísmo?

O presenteísmo no trabalho nem sempre é um comportamento consciente do colaborador. Muitas vezes, pode estar associado a outros sintomas, que levam à presença parcial durante o expediente.

Portanto, conhecer as causas do presenteísmo é uma forma de apoiar os colaboradores que estão apresentando este comportamento. Além disso, com base nos principais sintomas, você também pode estruturar ações de RH para preveni-los.

Questões pessoais

De acordo com levantamentos realizados pela ISMA-BR, questões pessoais são os principais sintomas do presenteísmo. E eles podem ser dos mais diversos, tais como:

  • Saúde física: colaboradores trabalhando doente é um dos principais fatores do presenteísmo;
  • Saúde mental: pessoas com alto nível de estresse, com crises de ansiedade e até com depressão podem demonstrar comportamento presenteísta. O mesmo vale para momentos delicados, como términos e lutos;
  • Situação financeira: colaboradores com problemas financeiros tendem a se concentrar menos no trabalho, o que leva ao presenteísmo.

Logo, é importante considerar esses fatores na hora de lidar com um caso de presenteísmo. Escutar ativamente o colaborador, sem julgamentos, é a melhor forma de tratar a situação.

Alinhamento com a empresa

Pesquisas realizadas pelo Centro Universitário da Bahia demonstram que pessoas engajadas no trabalho possuem menos comportamento presenteísta. Portanto, o alinhamento cultural com a organização influencia diretamente na presença total do colaborador.

Em casos de desalinhamento cultural, a melhor forma de contornar o presenteísmo é por meio do feedback. Faça uma reunião individual com o colaborador e direcione qual o comportamento ideal. Para isso, pode utilizar a metodologia de feedback SCI, que se baseia em:

  • Situação: contexto no qual o comportamento presenteísta foi observado;
  • Comportamento: como o colaborador agiu e como era esperado;
  • Impacto: explicação sobre como o comportamento presenteísta atravessa a empresa, para que a pessoa compreenda a relevância de mudar como vinha agindo.

Dessa forma, deixa explícito o que é esperado, contornando as causas do presenteísmo no trabalho e zelando pelo bem-estar do colaborador.

Alta demanda

Atualmente, 43% dos brasileiros afirmam lidar com sobrecarga no trabalho, o que afeta diretamente a produtividade e a saúde física e mental, gerando mais estresse, perda da qualidade de sono e ansiedade.

Homem durante o trabalho com as mãos nos olhos, cansado.
A sobrecarga eleva os níveis de estresse e de ansiedade, causando presenteísmo.

Logo, a alta demanda pode estar diretamente associada a comportamentos presenteístas. É importante que os líderes acompanhem os indicadores de performance da equipe, com atenção para encontrar casos de sobrecarga e para distribuir as atividades de maneira justa de acordo com a senioridade de cada colaborador.

Falta de reconhecimento

A falta de reconhecimento impacta diretamente no engajamento do colaborador, o que também se relaciona com casos de presenteísmo. Para além do salário, o esforço dos colaboradores pode ser reconhecido de outras formas.

Feedbacks positivos, bonificações, cupons de desconto, participação nos lucros e benefícios empresariais são bons exemplos de como reconhecer os colaboradores no dia a dia.

O presenteísmo no home office

Por mais que seja comum pensar no presenteísmo apenas em modalidades de trabalho presenciais, ele também pode acontecer em regimes remotos. Afinal, o colaborador pode estar online no horário combinado e, ainda assim, não estar psicologicamente envolvido com as entregas.

Para identificar o presenteísmo no trabalho durante o home office, é possível analisar os seguintes fatores:

  • Demora em responder mensagens: quando o colaborador leva horas para responder mensagens de trabalho durante o expediente pode ser um indicativo de que ele está online, mas não presente de fato;
  • Colaborador trabalhando doente: pessoas online com enfermidades, sejam elas diagnosticadas ou não, certamente apresentarão conduta presenteísta;
  • Queda de participação e de entregas: colaboradores com alta performance que apresentam mudança de comportamento abrupta podem estar lidando com presenteísmo no dia a dia.

As melhores práticas para lidar com o comportamento presenteísta se mantêm para regime remoto. O ideal é tratar a situação com o colaborador no particular, para compreender as causas e pensar em soluções conjuntas.

Quais os impactos do presenteísmo no trabalho?

Quando presente com frequência no dia a dia, o presenteísmo começa a impactar negativamente as empresas em diversas frentes. As principais delas são:

  • Saúde do colaborador: altos níveis de comportamentos presenteístas podem indicar problemas de saúde física e mental. Além disso, pessoas doentes trabalhando pode demonstrar receio em falar com a liderança;
  • Performance da equipe: o presenteísmo de uma pessoa pode afetar toda a equipe, tendo em mente que muitas demandas se relacionam durante a rotina de trabalho;
  • Crescimento da empresa: pesquisas apontam que comportamentos presenteístas impactam mais a lucratividade da empresa do que os absenteístas.

Logo, o colaborador e a própria empresa são impactados pelo presenteísmo. Como área de RH, é possível ter ações para evitá-lo. Saiba mais abaixo!

Como evitar o presenteísmo?

Agora que você já sabe o que é presenteísmo, quais as principais causas e como ele impacta as empresas, é o momento de entender como evitá-lo. Com base nestas 7 dicas, você consegue realizar ações sobre o tema com assertividade.

1. Tenha canais de comunicações abertos

A maneira mais assertiva de prevenir e de tratar o presenteísmo é com base em uma comunicação aberta, assertiva e respeitosa. Afinal, quando o colaborador sente confiança na liderança, as chances de alinhamentos para evitar qualquer tipo de ausência aumentam.

Mulher de camisa branca e fone durante reunião de trabalho.
Uma liderança qualificada e próxima dos colaboradores evita o presenteísmo.

Nesse sentido, caso aconteça alguma situação que afete o engajamento do colaborador, ele tratará com a liderança ao invés de simplesmente deixar passar a ponto de comprometer sua produtividade no médio e longo prazo.

Da mesma forma, a liderança possui canal aberto com o time para passar feedbacks construtivos quando comportamentos presenteístas forem notados.

2. Crie um ambiente de trabalho saudável

Um ambiente de trabalho saudável é aquele que permite que o colaborador tenha qualidade de vida inclusive durante o expediente. Por isso, evita sobrecargas, possui uma cultura humanizada, preza pela comunicação assertiva e valoriza a diversidade.

Uma rotina de trabalho saudável impacta o bem-estar geral dos colaboradores, promovendo a satisfação durante a jornada profissional e na vida pessoal. 

Pessoas que apresentem condutas que podem afetar a saúde física ou mental dos colaboradores precisam receber feedbacks de desenvolvimento. Caso contrário, podem causar presenteísmo em todo o time.

3. Fomente relações interpessoais

O termo “relações interpessoais”, no contexto profissional, se refere à criação de vínculos com os colegas de trabalho que vão além do contrato estabelecido entre empresa e colaborador.

No dia a dia, elas permitem uma conexão mais emocional e afetiva com as atividades profissionais. Com os colaboradores tendo relações de amizade dentro da empresa, eles associam as demandas a propósito pessoal e coletivo.

Este vínculo ajuda a diminuir o presenteísmo, tanto por aumentar a satisfação do colaborador durante o trabalho quanto por promover um senso de grupo e de coparticipação entre as pessoas da equipe.

4. Construa um plano de carreira

O plano de carreira é um documento que define a jornada do colaborador dentro da empresa, com etapas de carreira e cargos devidamente descritos. A partir dele, os líderes são capazes de construir planos de desenvolvimento para que o time consiga progredir em seu crescimento profissional.

O plano de carreira aponta os possíveis caminhos de desenvolvimento para o colaborador, sendo parte do processo de reconhecimento profissional e de promoções. Dessa forma, ajuda a evitar o presenteísmo.

5. Ofereça capacitações e treinamentos

As capacitações e os treinamentos influenciam diretamente o engajamento do colaborador. Além disso, apoia na melhora da qualidade e da performance devido aos novos conhecimentos adquiridos.

O ideal, antes de organizar uma capacitação, é mapear com as lideranças e até com os times quais temas eles possuem mais interesse. Dessa forma, consegue oferecer treinamentos assertivos e que de fato irão diminuir o presenteísmo.

6. Promova qualidade de vida

É importante que a área de RH defina boas práticas para que os colaboradores tenham qualidade de vida tanto durante quanto fora do trabalho. 

Diminuir horas extras, proporcionar equilíbrio entre vida pessoal e profissional e promover um ambiente sem altos níveis de estresse e de cobranças são exemplos de ações que diminuem o presenteísmo e promovem bem-estar.

Duas mulheres sorrindo na esteira.
Ao equilibrar vida pessoal e profissional, você permite que os colaboradores tenham tempo para outras práticas saudáveis, como exercícios físicos.

Além de ter práticas que estimulem a qualidade de vida, a empresa também pode contar com benefícios que facilitem o acesso à saúde, seja ela física ou mental. Existem opções que também contribuem para a prática de exercícios.

7. Tenha bons benefícios

Como mencionado acima, os benefícios oferecidos pela empresa podem promover o bem-estar, facilitar o acompanhamento de saúde, estimular a prática de atividades físicas e, assim, diminuir o presenteísmo.

No momento de escolher o que oferecer para a empresa, o ideal é escutar a equipe. Faça pesquisas para identificar quais benefícios são mais desejados pelos colaboradores e, assim, seja mais estratégico nas ações de RH.

Tendo em mente que o acesso à saúde está entre os benefícios mais desejados pelos colaboradores, segundo a Robert Half, esta pode ser uma opção. Apenas lembre-se de analisar se a marca dará apoio para o bem-estar integral do time.

Na prática, isso significa acesso a profissionais de saúde física e mental, como médicos, enfermeiros, gerontólogos e psicoterapeutas. Assim, os colaboradores terão um acompanhamento frequente e contínuo, o que melhora consideravelmente o bem-estar e a qualidade de vida a curto, médio e longo prazo.

Um exemplo de marca que oferece acesso à saúde integral é a Ana Health. Além de ter uma equipe multidisciplinar, o benefício é acessível e não cobra taxas ou coparticipação dos colaboradores para realizar atendimentos.

Outro diferencial é que a Ana Health atende com base na medicina humanizada. Por fim, todos os acompanhamentos são virtuais, de forma que os colaboradores não precisam sair de casa para realizá-los.

Quer saber mais sobre como a Ana Health promove o bem-estar e te ajuda a evitar e diminuir o presenteísmo? Acesse o site clicando na imagem abaixo e conheça mais sobre a marca!

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